No período 06 a 08 de julho de 2022 (Atividades Virtuais) e de 12 a 14 de julho de 2022 (Atividades presenciais), ocorrerão as apresentações dos trabalhos selecionados para as modalidades virtuais: Mesa Redonda (MR), Comunicação breve de pesquisa (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO) e presenciais: Simpósio (SIMP), Oficina de pesquisa (OP) e Incubadora de projetos (IP) no X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site https://www2.cfp.org.br/inscricoesonline/cbpot/2022/. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos. Somente serão analisados trabalhos que estejam dentro das regras, que atendam ao modelo indicado neste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.
Para a submissão de trabalhos deverão ser seguidos os seguintes passos:
Solicitamos atenção ao preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição para evitar posteriores problemas quanto à emissão de certificados e conteúdo programático.
O preenchimento correto do campo “e-mail” é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações.
Após o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso à área do inscrito (login e senha), onde é possível imprimir novamente o boleto da taxa de inscrição, caso seja necessário.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado para a disponibilização da submissão de trabalho. As formas de pagamento da taxa de inscrição do Congresso são por Cartão de Crédito, Boleto, Débito e PayPal.
Infraestrutura
Modalidade virtual: serão disponibilizadas salas virtuais. As(Os) participantes deverão disponibilizar de dispositivos com acesso a internet, câmera e microfones para acessarem as salas.
Modalidade presencial: serão disponibilizadas salas com um projetor multimídia (sem equipamento de sonorização); outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pela(o) apresentadora(or), como computador, caxas de som, etc.
Idiomas
As propostas de trabalhos somente poderão ser enviadas em português. Todas as modalidades aceitarão a submissão de trabalhos completos em português, espanhol ou inglês. Porém, inicialmente, apenas resumos deverão ser submetidos. As(Os) autoras(es) dos resumos aprovados serão convidadas(os), após aprovação, a enviar um trabalho completo, que será publicado nos anais do congresso.
Número de Trabalhos Submetidos
Cada participante poderá apresentar até três propostas de trabalho como autora(or) principal. Não há limite para a participação como coautora(or). Aquelas(es) coautoras(es) que não participarão do evento, precisam, ainda assim, realizarem suas inscrições no sistema do evento, mas NÃO PRECISAM REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.
Trabalhos feitos em coautoria devem ser apresentados somente por uma(um) das(os) autoras(es). Em caso de coautoria, a presença de uma(um) das(os) autoras(es) no momento da exposição será obrigatória. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiras(os).
A(O) participante que submeter o trabalho no sistema será automaticamente designada(o) como apresentadora(or) do trabalho, para as modalidades: Comunicação breve de pesquisa (CC), Relato de experiência (RE), Oficina de Pesquisa (OP), Incubadora de projetos (IP), e como coordenadora(or), para Mesa Redonda (MR) e Simpósio (SIMP). Assim, solicita-se às(aos) autoras(es) atentarem para esta regra e realizarem as devidas submissões pelo apresentadora(or) e/ou coordenadora(or) designada(o).
Cada trabalho poderá ter no máximo 5 coautoras(es).
A(O) coautora(or) também precisa estar inscrita(o) no evento, não sendo necessário efetuar o pagamento caso não vá participar.
Resultado da avaliação dos trabalhos
Aqueles indicados para resubmissão deverão resubmetê-los no sistema com as alterações indicadas pela comissão científica no prazo indicado no cronograma do evento.
O trabalho, em sua totalidade, não deve exceder 30 páginas, incluindo todos os elementos do texto (referências, figuras, tabelas, desenhos, etc.). Considera-se como página 1 a Folha de Rosto. O número da página deverá ser destacada no canto superior direito.
O manuscrito deve ser digitado em processador de texto Word for Windows 6.0 ou superior. Utilizar espaço duplo em toda sua extensão, inclusive nas referências. A fonte em todo o texto deve ser Times New Roman, tamanho 12, não excedendo, em hipótese alguma, o número de páginas acima estipulado. A configuração de página deve ser A4, com todas as margens com 2,5 cm e recuo à esquerda.
A Folha de Rosto deve conter as seguintes informações, centralizadas na folha:
A página 2 do trabalho deve conter o Resumo, o qual deve estar apresentado em parágrafo único, contendo: breve apresentação da problemática; objetivos; método; principais resultados; principais implicações. Deve limitar-se a 150 palavras. Em seguida, acrescentar três palavras-chaves. Logo após o Resumo, inserir, corrido (sem quebra de página), o Abstract, tradução exata do resumo. Por fim, apresentar as três keywords.
Após o Abstract, deverá ser apresentado o Resumen, seguido de três palabras claves. As palavras chaves devem estar devidamente indexadas na BVS-PSI ou em outros sistemas de thesaurus, como o MeSH (Medical Subject Headings) ou o da APA, e com versões nos três idiomas.
Após a folha do Resumen, deve ser apresentado o texto propriamente dito. Não há necessidade de escrever a palavra “Introdução”. As tabelas, figuras e demais elementos macrotextuais deverão estar diretamente no local definido pelos autores, ou seja, ao longo do texto. As Referências devem vir depois do corpo do texto.
Toda referência eletrônica deverá vir com o Digital Object Identifier (DOI), ou, na ausência dele, com o endereço URL (Uniform Resource Locator). A redação do DOI deve seguir o padrão recomendado pela CrossRef, que é: https://doi.org/10.000/000 (exemplo), sem o prefixo “doi:” antes. Os autores já podem mandar o DOI no formato de hyperlink.
As Referências devem vir sem formatações específicas advindas do uso de softwares de gerenciamento bibliográfico.