Trabalhos – Modalidades Presenciais

O objetivo desta atividade é o de divulgar relatos de pesquisa ou de atividades profissionais relevantes que estejam integrados, sobre as áreas temáticas do congresso, podendo ser propostos por pesquisadoras(es) ou profissionais. O simpósio deverá ser constituído de três congressistas com título de doutora(or), sendo uma(um) deles também coordenadora(or) e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As propostas de simpósio devem contemplar os resumos de cada apresentação individual, assim como um resumo que apresente a proposta como um todo, integrando as demais apresentações. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

O objetivo desta atividade é o debate e a avaliação de pesquisas que estejam concluídas ou em andamento, de maneira a estimular a reflexão sobre questões teóricas, metodológicas ou práticas. Para compor uma oficina de pesquisa serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisa que permitam a interlocução dentro de uma mesma área temática. As oficinas serão compostas por até três trabalhos, que serão avaliados e discutidos por alunas(os) de pós-graduação e professoras(es) doutoras(es), a serem definidos pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, seguida por 20 minutos de avaliação, de maneira que a atividade deverá durar, no máximo, 120 minutos. Os resumos para esta modalidade deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, método, resultados alcançados ou esperados.

O objetivo desta atividade é a construção de redes de pesquisa para execução de novos projetos de pesquisa ou projetos em andamento, de maneira a fomentar o aumento da colaboração entre pesquisadoras(es) de diferentes regiões, países e instituições. As propostas poderão ser submetidas por pesquisadoras(es) individualmente ou por um grupo de pesquisadoras(es), com título de doutora(or) e que estejam vinculadas(os) a instituições de ensino superior. Ao final, deverá ser gerado um produto composto por, no mínimo, uma proposta e/ou agenda de pesquisa, que será divulgada nas redes da SBPOT. Cada incubadora terá duração de até 90 minutos, sendo os primeiros 20 minutos de apresentação da proposta de pesquisa pela(o)(s) proponente(s). Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, justificativa da relevância do projeto, estágio de desenvolvimento da pesquisa (iniciada ou não iniciada) e lacunas a serem supridas na ocasião da IP.