SBPOT Cultural e São João

Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos

Breve histórico

A Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos tem sua origem em data incerta, mas sem dúvida remonta o século XVIII, sendo os grupos de música que prestavam serviço musical à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de São João Del-Rei naquela época, a primeira formação da orquestra. 

A ORB (iniciais de seu nome e como é carinhosamente conhecida) presta serviço musical às Irmandades: 

– Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento,

 – Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos;

– Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis;

– Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. 

E sendo assim, cotidianamente ela atua nas Santas Missas das 19 horas de quinta-feira e sexta-feira, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, e aos domingos, às 09h15, na Igreja de São Francisco de Assis.

Como solenidades maiores, temos:

Comemorações dos Passos, Semana Santa, Corpus Christi, Festividades em honra à Nossa Senhora do Carmo, Festa de São Francisco de Assis e Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

Aos sábados, das 14h30 às 16h, ocorre o ensaio geral, coro e orquestra, onde é feito o trabalho de preparação para bem executar tão vasto repertório, sejam novas obras como releitura de obras do seu repertório. 

No seu atual quadro de sócios músicos a ORB conta com 60 músicos.

Em média, são cerca de 200 compromissos anuais onde são executados importantes e destacados compositores, sendo prioridade os compositores nacionais, dentro eles: José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Padre José Maurício Nunes Garcia, Padre João de Deus de Castro Lobo, Antônio dos Santos Cunha, A. Carlos Gomes, Dom Pedro I, Francisco Manuel da Silva, Presciliano Silva, Padre José Maria Xavier, dentre outros.

 

O Teatro da Pedra, com sede em São João del-Rei – MG, é um grupo formado por  artistas, educadores, pesquisadores, técnicos e produtores culturais, que desenvolvem, profissionalmente, atividades artísticas e pedagógicas com o objetivo de promover, na região, no Brasil e no mundo a difusão e o acesso à linguagem teatral e o usufruto de bens culturais.

 

O “Cortejo Caetanear” é um cortejo cênico musical baseado no espetáculo “Caetanear”, ambos protagonizados pelo grupo teatral são-joanense Teatro da Pedra,  que passeia pelas canções de Caetano Veloso. Caminhando contra o vento, os atores dão vida a um espetáculo que remete às tradicionais procissões religiosas, tão comuns às cidades históricas mineiras. O “Cortejo Caetanear” propõe não só a interação entre atores e público, mas também entre a cena e a arquitetura, possibilitando novos olhares.