Mensagens de Boas Vindas

O CBPOT já se consolidou como o maior evento brasileiro em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Desde sua primeira edição, ele tem servido como um ambiente fértil para divulgar a ciência brasileira na área, promover o intercâmbio entre profissionais e realizar discussões importantes sobre a prática, a política e a ciência em POT. É uma honra participar da organização da sua décima edição. Eu me somo às organizadoras anteriores que idealizaram um congresso primoroso e me coloco a disposição para finalizarmos esse trabalho coletivo da comunidade de POT e áreas afins.

Temos agora o desafio de organizar um evento híbrido no nosso retorno a presencialidade. O congresso foi pensado para ser um momento de reflexão sobre a diversidade, inclusão e equidade e os demais temas enviados pela nossa comunidade. Várias inovações estão sendo propostas na programação para abarcar a nova realidade. Na organização, os valores das inscrições e o formato híbrido foram pensados para garantir a segurança sanitária e a inclusão de todos. Esperamos ser bem-sucedidas na nossa visão de discutir os temas com seriedade e profundidade e, ao mesmo tempo, celebrar os encontros e reencontros nessa edição histórica do CPBOT.

 

Será um prazer reencontrar colegas, conhecer as novas pessoas que fazem a POT no Brasil e debater os desafios da área no X CBPOT. Aguardamos vocês entre os dias 06 e 08 de julho (no formato virtual) e de 12 a 14 de julho em São João del Rei (MG)!

 

Querida/o/e congressista, 

O X CBPOT – Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – será, pela primeira vez, realizado de forma híbrida. Teremos atividades virtuais e presenciais, enriquecendo e ampliando as possibilidades de participação e também encurtando distâncias impostas pela pandemia.

Nós, da comissão local do evento, trabalharemos para que as medidas sanitárias sejam efetivas. Nosso objetivo é aliar a manutenção da saúde com aprendizagem, atualização, compartilhamento de conhecimentos, construção de redes de pesquisa e criação de laços de afeto em um espaço acolhedor e repleto de história, como São João del-Rei e região.

A graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) completa 50 anos e nossa pós-graduação completa 14 anos de existência em 2022. Somos a expressão de um conjunto de cursos de graduação e pós-graduação que se firma e vem dando importantes contribuições para a formação e produção do conhecimento, a partir do interior do país. Somos uma das múltiplas formas de concretização do tema do X CBPOT “Diversidade, inclusão e equidade: Desafios e Possibilidades para o Mundo do Trabalho”.

Venha participar do X CBPOT, já muito querido por tantos profissionais e pesquisadores. Teremos atividades científicas, sociais e culturais buscando mostrar que é possível produzir com saúde e com afeto, com olhos no futuro, mas também valorizando nosso passado.

Estamos esperando vocês!!!

Prezad@s congressistas,

O ano é 2022. Somos sobreviventes. A pandemia afetou profundamente nossa saúde física e mental. Nos tirou familiares e amigos precocemente. O Brasil, particularmente, enfrentou nos últimos dois anos um dos períodos mais difíceis de sua história. Um tempo de negação da ciência, de desvalorização da educação, de negligência da dignidade humana, de ameaças à democracia. Um tempo de precarização do trabalho, de negação de direitos básicos, de acentuação das desigualdades sociais. Como ficaram nossos trabalhos, carreiras e organizações no meio disso tudo? Uma certeza que temos é que a Psicologia Organizacional e do Trabalho – nossa querida POT – é mais necessária do que nunca. Os cenários laborais se tornaram ainda mais complexos e ambíguos. Por um lado, a tecnologia aproximou distâncias e permitiu que muitas atividades pudessem continuar. Por outro lado, invadiu as casas, as famílias, os corpos e os afetos; eventualmente nos sobrecarregou, nos exauriu, afetou nossa relação com o mundo e com as pessoas. Diante de tantas mudanças, cabe a nós, sobreviventes da COVID-19, rever, reavaliar, repensar. O trabalho, esfera tão importante das nossas vidas, é um dos pilares desta reflexão.

São muitos os desafios que agora se apresentam para a POT, que apesar de seus diversos avanços enquanto campo científico e prático nos últimos anos, é novamente convocada à ação. Sendo assim, organizamos o congresso em função dos eixos temáticos que contemplam as principais áreas da POT: Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional, Gestão de Pessoas, Ensino, Pesquisa, Atuação e Formação. Teremos uma programação científica construída por muitas mãos, uma vez que passamos a contar com as Coordenações de Área. Teremos convidados internacionais, atividades novas, maior espaço para debates, incentivo à formação de redes e construção de parcerias. Esta é a nossa proposta no X CBPOT – queremos, junto com vocês, refletir para reconstruir o mundo do trabalho e das organizações a partir de um paradigma mais saudável, igualitário e inclusivo. Queremos que o tempo que vocês dedicarão ao congresso seja aproveitado com conteúdos atuais e inovadores, que representem o que há de melhor na nossa área e que contribuam para que a nossa comunidade possa refletir sobre o que a POT tem a oferecer à sociedade que sobreviveu à COVID-19.

Adicionalmente, uma das discussões que gostaríamos de promover neste CBPOT é sobre a importância da diversidade. Como sinalizado no tema do congresso, “Diversidade, inclusão e equidade: Desafios e Possibilidades para o Mundo do Trabalho”, assim como na criação de um eixo temático específico, nosso objetivo é transmitir uma mensagem. Há algumas décadas as pesquisas na área de POT apontam os benefícios da diversidade, destacando a relevância de políticas e práticas organizacionais antirracistas, antissexistas, anti-homofobia, anti-ageístas e anti-capacitistas. Apesar disso, as iniquidades persistem nas organizações, na academia, na ciência, nos espaços de poder. No X CBPOT, as comissões, coordenações e lideranças são predominantemente femininas, afinal, a POT é majoritariamente feminina, assim como a Psicologia. Porém, iniciativas como esta representam apenas os primórdios de uma luta contínua e essencialmente coletiva, uma vez que ainda há muito a se galgar. Esperamos, nesta décima edição do CBPOT, poder oferecer a vocês a oportunidade de contribuir para fortalecer este debate e convidá-las/los a refletir sobre qual Psicologia Organizacional e do Trabalho queremos e construiremos daqui pra frente. Vamos junt@s?

Nos vemos em Julho!

 

Prezado(a) congressista,

Seja bem-vindo(a) ao X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho! Nesta edição, o CBPOT terá um formato híbrido, com atividades remotas e presenciais. Para isso, trabalhamos com muito carinho para proporcionar a você uma excelente experiência, com atividades inovadoras e bastante diversificadas que fomentarão o compartilhamento de conhecimentos e de experiências práticas entre estudantes, profissionais e pesquisadores de POT, além de formação de redes de pesquisa.

Sua presença será essencial para enriquecermos as discussões e fortalecermos juntos o saber e o fazer da área de POT.