Prêmio Sigmar Malvezzi

Prêmio Sigmar Malvezzi 2022

Uma vida dedicada à Psicologia Organizacional e do Trabalho

DO PRÊMIO

Art. 1º. A Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT, informa à sua comunidade que se encontra aberto o prazo para indicação de nomes para o Prêmio SIgmar Malvezzi – Uma Vida Dedicada à POT.

Art. 2º. Instituido em 2018, o Prêmio Sigmar Malvezzi, se constitui em uma honraria a ser atribuída a uma única pessoa, a cada dois anos, em reconhecimento ao trabalho de uma vida dedicada, de forma relevante e significativa, ao desenvolvimento do campo psicologia organizacional e do trabalho, seja através de contribuições no âmbito da pesquisa, da formação e desenvolvimento de pessoal ou da prática profissional.

Art.3º. O Prêmio Sigmar Malvezzi se constitui em uma placa de honra ao mérito que deverá ser entregue à pessoa escolhida durante a cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT).

ORIENTAÇÃO PARA A INDICAÇÃO DE CANDIDATO

Art. 4 º. O Prêmio será concedido a um(a) profissional e/ou pesquisado(a) do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho cujo nome que tenha sido indicado pela comunidade à SBPOT.

Art. 5º. O(A) candidato(a) ao prêmio deverá ser indicado através de uma carta de indicação escrita por um ou mais membros ativos da SBPOT.

  • 1º Serão aceitas autoindicações;
  • 2º Os indicados não precisam necessariamente ser membros da SBPOT;
  • 3º Junto à carta de indicação, devem ser apresentadas um mínimo de 3 e um máximo de cinco cartas de apoio a indicação. A responsabilidade pela coleta das cartas de apoio é de responsabilidade da pessoa ou entidade que fizer a indicação do candidato.
  • 4º Além da carta de indicação e das cartas de apoio, faz-se necessário apresentar um currículo do candidato com as suas principais realizações/atividades na área que deixem claro a sua contribuição.
  • 5º Considerando que o prêmio Sigmar Malvezzi busca reconhecer pessoas que dedicaram parte significativa de suas vidas ao desenvolvimento do nosso campo, espera-se que os indicados estejam em estágios avançados de suas vidas ou carreiras profissionais.
  • 6º As cartas de indicação, apoio e currículos devem ser enviados para [email protected] com o assunto Prêmio Sigmar Malvezzi.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Art. 6º. As(os) candidatas(os) indicadas(os) ao prêmio serão avaliadas(os) em termos de:

  1. Sua Trajetória– Ter parte importante e significativa de sua trajetória profissional ligada ao campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
  2. Qualidade do trabalho desenvolvido– Contribuição ou atuação profissional dentro de bases científicas e técnicas consistentes.
  3. Impacto das suas ações– Trabalho inovador, programático com resultados duradouros e persistentes que contribuíram para o avanço do campo. Não serão considerados aspectos relacionados à modismos associados ao campo.

Parágrafo Único: Aspectos como número de publicações ou citações são consideradas elementos secundários, ou mesmo irrelevantes para a determinação do perfil e escolha do(a) candidato(a).

DA ANÁLISE DAS INDICAÇÕES

Art. 7 º. A Diretoria da SBPOT constituirá comissão específica destinada a avaliar as indicações recebidas ao Prêmio SIgmar Malvezzi que deverá ser composta por, pelo menos, três pessoas com experiência na área.

Parágrafo único: Os membros da comissão do Prêmio Sigmar Malvezzi devem ser, preferencialmente, associados ativos da SBPOT

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 

Art. 8 º. Os membros da comissão de seleção do avaliarão as indicações recebidas e farão uma recomendação à diretoria da SBPOT sobre quem deverá ser a(o) ganhador(a) do prêmio;

Art. 9 º. A diretoria da SBPOT poderá acatar ou rejeitar a indicação da comissão. Entretanto, a diretoria não poderá substituir os candidatos indicados pela comissão.

Art. 10 º. Membros da diretoria da SBPOT ou da comissão de seleção do prêmio, não podem ser indicados e nem selecionados durante o seu período de exercício de atividades na diretoria e/ou na comissão;

Art. 11 º. Os membros da comissão de seleção não podem ter relação de parentesco ou subordinação hierárquica (no ambiente de trabalho) com os indicados ao prêmio;

Art. 12 º. Se por deliberação da comissão do prêmio nenhum dos(as) candidatos(as) indicados for considerado apto(a) para a recepção do prêmio, a comissão pode não indicar nenhum(a) candidato(a) à diretoria da SBPOT que, neste caso, não poderá incluir ou indicar um novo(a) candidato(a).  

DO CRONOGRAMA

Art. 12 º Datas Importantes:

Período de inscrição

29 de junho a 08 de julho

Análise das indicações

Até 10 de julho

Divulgação do resultado

Até 11 de julho

Cerimônia de premiação

12 de julho

Art. 12 º As situações omissas deste regulamento serão decididas pela Diretoria da SBPOT.

Brasília, 28 de junho de 2022.

Diretoria da SBPOT

Gestão 2020-2022