São João del-Rei

Por sua rica trajetória histórica de 300 anos, São João del-Rei é hoje guardiã de valioso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Na arquitetura mesclam-se estilos que têm origem na arte barroca do século XVIII, passa pelo ecletismo do século XIX e alcança o modernismo do século XX.

Fruto de grande influência religiosa, a musicalidade é manifestação cultural muito forte na cidade mantendo viva a tradição setecentista nas orquestras bicentenárias Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, além de diversas bandas de música como a Teodoro de Faria, com mais de 100 anos de atuação.

A cidade mantém viva também a tradição de pontuar os acontecimentos da cidade com a musicalidade do toque dos sinos de suas igrejas e capelas, tornando-se por isso conhecida também como “cidade onde os sinos falam”. Com todo este ambiente musical era forçoso florescer a ópera, o teatro e a literatura, legando à cidade o Teatro Municipal em plena atividade, a Biblioteca Municipal que possui um dos maiores acervos de obras raras de Minas.

As primeiras escolas surgiram ainda na Colônia. Os colégios datam do Império e atualmente encontra-se aqui implantada a Universidade Federal de São João del-Rei. Mas, paralelamente, a cidade desfila sua juventude em festas profanas das quais o carnaval, famoso, é exemplo típico.

Este passado e o presente, profundamente místicos, estão latente em São João del-Rei que recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura 2007.

*Descrição feita pela Pousada Paço do Lavradio