Instruções gerais – X CBPOT Virtual
Atenção: Todas as atividades do X CBPOT – formato virtual serão síncronas (ao vivo).
Para participar do evento ao vivo, você não precisará de equipamento profissional, apenas de um computador, iluminação e pouca interferência de ruídos. É necessário que sua conexão de internet seja relativamente estável e nenhuma outra pessoa fazendo uso compartilhado desta rede durante sua atividade.
Em relação à câmera, as de notebook ou câmeras de desktop são suficientes. Apenas não recomendamos celular para este fim, pois você precisará compartilhar sua tela com sua apresentação. Um fone de ouvido e microfone garantem um áudio melhor, sem ruídos externos.
Cada atividade terá um coordenador, designado pela organização do Congresso, que terá a função de apresentar os autores, controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos.
Solicita-se que os apresentadores compareçam na Sala Virtual, a ser oportunamente indicada, com pelo menos cinco (5) minutos de antecedência do início da sessão, com sua apresentação em PPT devidamente preparada, para teste da câmera e do compartilhamento de tela.
Casos excepcionais em que os autores não possam comparecer ao evento virtual, pedimos a gentileza de que seja informada a ausência por e-mail, para análise e providências por parte das Comissões Organizadora e Científica.
Instruções para atividades – Modalidade Virtual
1) PO – Pôster
Elementos obrigatórios:
• O pôster deve conter pelo menos seis elementos-chave: Título, incluindo nomes e instituições dos autores; Objetivos; Métodos; Resultados/Discussão e Conclusões; no máximo 6 referências bibliográficas;
• O conteúdo deve ser exposto da forma mais concisa possível, em apenas 1 página/slide. Priorizar a inclusão de gráficos, tabelas e/ou ilustrações mais importantes para representar os dados.
• Não serão aceitas propagandas ou logomarcas comerciais nos pôsteres.
Estrutura:
• O pôster deverá ser confeccionado no software Microsoft PowerPoint e salvo em PDF, com as seguintes configurações:
• Formato: paisagem;
• Fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Apresentação:
· Cada apresentação terá duração de até 5 minutos. Os debates dos pôsteres serão realizados pelos avaliadores e congressistas com interesse nas temáticas. As Coordenações de Área indicarão avaliadora(es) para cada pôster e escolherão os trabalhos a serem premiados na modalidade;
· Para a apresentação, o/a congressista deve projetar seu pôster através da plataforma de vídeo-conferência utilizada pelo congresso.
2) MR – Mesa Redonda
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da Apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· As mesas-redondas reunirão três apresentações, com duração de até 20 minutos cada, de forma que o tempo total da atividade deverá ser de 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência;
· Primeiramente, o proponente da mesa redonda deverá realizar uma apresentação breve, de até 5 minutos, que explique como os 3 trabalhos que compõem a mesa estão relacionados. O proponente da mesa também deverá controlar o tempo de cada apresentação, assim como a participação da plateia;
· As apresentações devem versar sobre um problema teórico, com exposição lógica
argumentação rigorosa;
· O conteúdo de cada apresentação deve conter: problemática, objetivo(s), construção teórica sobre o tema, principais implicações e proposições futuras.
3) CC – Comunicação breve de pesquisa
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da Apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· As apresentações deverão conter objetivos, método, resultados, discussão, isto é, todos os elementos de uma pesquisa já concluída;
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· Para compor uma sessão de apresentação oral serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisas que permitam a interlocução entre as(os) pesquisadoras(es) de uma mesma área temática e destas(es) com a audiência;
· Cada apresentação terá duração de até 10 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência;
· A Comissão Organizadora indicará coordenadoras(es) para cada uma das sessões.
4) RE – Relato de Experiência
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· As apresentações deverão conter objetivos, método, resultados e discussão.
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· Para compor uma sessão de relato de experiência serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de experiências que permitam a interlocução entre as(os) pesquisadoras(es) de uma mesma área temática e destas(es) com a audiência.
· Cada apresentação terá duração de até 10 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência.
· A Comissão Organizadora indicará coordenadoras(es) para cada uma das sessões.
Instruções Gerais – X CBPOT Presencial
A apresentação dos trabalhos da modalidade presencial ocorrerá em data, local e horário previamente divulgados em página oficial do X CBPOT, bem como na programação entregue no kit congressista no momento do credenciamento.
É esperado que o(a) apresentador(a) compareça para a atividade com antecedência de 10 minutos, a fim de:
1- inserir a apresentação no computador da sala,
2- realizar eventuais testes de equipamento e,
3- contribuir para que as sessões tenham início sem atrasos.
Os trabalhos serão apresentados por um(a) autor(a) apenas.
Casos excepcionais em que os autores não possam comparecer ao evento presencial, pedimos a gentileza de que seja informada a ausência por e-mail, para análise e providências por parte das Comissões Organizadora e Científica.
Instruções para atividades – Modalidade Presencial
1) IP – Incubabora de Projetos
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· As apresentações deverão conter: breve referencial teórico, objetivos, justificativa da relevância do projeto, estágio de desenvolvimento da pesquisa (iniciada ou não iniciada) e lacunas a serem supridas na ocasião da IP;
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· Cada incubadora terá duração de até 90 minutos, sendo os primeiros 20 minutos de apresentação da proposta de pesquisa pela(o)(s) proponente(s). Para a atividade, o/a congressista deve trazer seus slides, em formato compatível com Windows, em mídia externa (pendrive, HD externo, celular), sendo recomendável que traga também seu próprio computador (em caso de incompatibilidade com o equipamento do evento).
· Ao final da interação entre os participantes, deverá ser gerado um produto composto por, no mínimo, uma proposta e/ou agenda de pesquisa, que será divulgada nas redes da SBPOT.
2) SIMP – Simpósio
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· As apresentações deverão conter: objetivos, método, resultados, discussão;
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· O simpósio será constituído de três congressistas com título de doutora(or), sendo uma(um) deles também coordenadora(or) e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes;
· Primeiramente, o proponente do Simpósio deverá realizar uma apresentação breve, de até 5 minutos, que explique como os trabalhos que compõem a mesa estão relacionados. O proponente/coordenador também deverá controlar o tempo de cada apresentação, assim como a participação da plateia;
· Cada apresentação terá duração de até 20 minutos. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência;
· Para a atividade, o/a congressista deve trazer seus slides, em formato compatível com Windows, em mídia externa (pendrive, HD externo, celular), sendo recomendável que traga também seu próprio computador (em caso de incompatibilidade com o equipamento do evento).
OP – Oficina de Pesquisa
Elementos obrigatórios:
· No conteúdo da apresentação devem estar especificados: Título do trabalho; Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
· O material a ser exposto deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;
· As apresentações deverão conter: breve referencial teórico, objetivos, método, resultados alcançados ou esperados;
· A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 15 slides, utilizando o fundo padrão disponível no site do X CBPOT, conforme modelo (Baixe o modelo aqui.)
Estrutura:
· Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.
Apresentação:
· Para compor uma oficina de pesquisa serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisa que permitam a interlocução dentro de uma mesma área temática. As oficinas serão compostas por até três trabalhos, que serão avaliados e discutidos por alunas(os) de pós-graduação e professoras(es) doutoras(es), a serem definidos pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica.
· Uma vez que o objetivo desta atividade é o debate e a avaliação de pesquisas que estejam concluídas ou em andamento, de maneira a estimular a reflexão sobre questões teóricas, metodológicas ou práticas, o/a congressista deverá enviar, com 1 semana de antecedência, o trabalho completo ou resumo expandido de sua apresentação, para avaliação prévia da banca. Na ocasião, será disponibilizado um link para envio do material;
· Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, seguida por 20 minutos de avaliação, de maneira que a atividade deverá durar, no máximo, 120 minutos.